segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Congregação rompe com o "profeta" Warren Jeffs

Depois de deixarem ou serem expulsos pelo líder da Igreja Fundamentalista de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Warren Jeffs, ex-seguidores liderados por William E. Jessop se reúnem silenciosamente para cantar e orar aos domingos. A congregação, adepta da poligamia, localizada na divisa entre os estados americanos de Utah e Arizona vive segundo novas regras sob o menos rigoroso Jessop. Muitos estão nervosos e temem retaliação, mas estão felizes por estarem tendo um novo começo.

Sam Allred rege uma congregação de membros da Igreja Fundamentalista
de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias durante uma reunião
dominical da igreja em Hildale. Da esquerda para a direita estão William
E. Jessop, Garth Warner, Allred, Dan Timpson e Royce Jessop.
(Foto: Trent Nelson - 17.fev.2013/The Salt Lake Tribune)
A Escola Dominical Holm se localiza sob uma ribanceira vermelha na periferia de Hildale. Como muitos prédios na área – conhecida localmente como Short Creek – está cercado por uma cerca de madeira alta. A uma quadra dali, a Igreja Fundamentalista de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias opera sua clínica secreta. Câmeras de segurança filmam a área de prédios próximos.

Pouco antes das 11h00 no dia 17 de fevereiro, membros da congregação de William E. Jessop começam a parar no estacionamento da escola Holm. Enquanto as primeiras vans param, o ar está tão parado que o som de o som de um copo de plástico rolando pelo asfalto ecoa contra os penhascos próximos. Um galo canta num quintal distante. Redemoinhos de poeira vermelha se formam nas ruas parcialmente pavimentadas.

Rapidamente, homens em ternos cinza carvão e mulheres com cabelos bem penteados para o ginásio, frio como uma caverna, da escola. Eles se sentam em um conjunto de cadeiras incompatíveis com enchimento de espuma estourando através do estofamento puído. Em uma parede, fotos de antigos líderes da Igreja Fundamentalista de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias sorriem beatificamente para o grupo. Vários aquecedores de propano sibilam no silêncio.

Jessop inicia a reunião às 11h05 da manhã. Ele se levanta de sua cadeira no palco do ginásio e vai até um pódio, agarrando vários papéis em ambas as mãos.

"Nós nos sentimos muito abençoados pelo Pai Celestial por nos encontrarmos de novo", diz Jessop.

"Não estamos sozinhos" – Jessop e sua congregação são todos ex-membros da polígama Igreja Fundamentalista de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Em algum ponto de suas vidas, eles seguiram Warren Jeffs, acreditando que ele fosse um profeta. Eventualmente, todos o abandonaram, frequentemente depois de serem colocados para fora durante um das recentes expulsões da igreja.

Jessop organizou o grupo em abril ou maio de 2011. Quando a congregação começou a se reunir, membros se juntaram no Edifício R&W, uma empresa de escavação de propriedade do ex-porta-voz de Jeffs, Willie Jessop. No outono daquele ano, o grupo se mudou para a escola Holm, um prédio de propriedade do United Effort Plan, agora controlado pelo Estado.

O grupo não tem nome. A primeira esposa de William E. Jessop, Joanna, disse que algumas pessoas na cidade se referem a esses seguidores como "WEJes", sigla pronunciada de modo similar à palavra inglesa "wedges" (cunhas). É uma brincadeira com as iniciais de seu líder. Joanna disse que ela e o rebanho de seu marido não gostam do termo. Quando perguntada sobre o papel dele, Jessop faz uma pausa antes de finalmente se descrever como "bispo em exercício". A congregação o chama de "Tio William" e ele explica que os serviços dominicais começam como um esforço de seguir os ensinamentos de Jesus de se "reunir com frequência".

É para percebermos que não estamos sozinhos em nossos esforços", disse Jessop.

Uma nova canção – Depois das boas-vindas de Jessop, os quase 100 membros da congregação cantam "Let Each Man Learn to Know Himself" — um hino deixado de fora dos últimos hinários SUD mas ainda incluído nos hinários marrons já feitos usados pelo grupo. Muitos dos livros encadernações quebradas e os nomes de ex-membros — incluindo o ex-presidente FSUD Rulon Jeffs — rabiscados dentro. Alguns dos hinários têm etiquetas dizendo que são de uma estaca SUD em Hyrum, 627,64 km ao norte, em Cache County.

No canto, uma mulher com cabelo escuro toca um acompanhamento lento enquanto a congregação canta. Sam Allred, cujo pai liderou um coral SUD há muito tempo, conduz com uma batuta branca. Quando o hino termina, um jovem num terno escuro oferece uma oração, sua cabeça baixa e sua mão direita levantada.

Hino e oração terminadas, Jessop começa a ensinar uma nova música à congregação: "Ere You Left Your Room This Morning", que agora é chamada "Did You Think to Pray?" nos hinários SUD. Jessop lê um verso, e então lidera a congregação enquanto cantam juntos.

"É um esforço para restaurar nossa Escola Dominical", ele explica mais tarde sobre o exercício.

Expulsões e paranoia – Muitas das famílias na congregação de Jessop são pequenas para uma comunidade polígama. Poucos homens aparecem com múltiplas esposas e ninguém tem mais do que um punhado de filhos. Vários adultos até mesmo sentam-se sozinhos.

A frequência na reunião é um testamento dos conflitos que têm rasgado Short Creek em anos recentes. Depois que Warren Jeffs tomou controle da Igreja FSUD em 2002, ele desencadeou expulsões em massa. Muitos homens foram expulsos e suas esposas e filhos foram mandadas para novas famílias. Maridos, esposas e filhos foram separados. Hoje, mesmo em uma prisão no Texas, Jeffs supostamente continua a controlar a igreja e expulsar membros por qualquer razão, incluindo frequentar as reuniões dominicais de Jessop.

Muitos membros da congregação de Jessop, embora não todos, são consequentemente reservados. Eles evitam atenção da mídia e o comparecimento nesse dia pode ter sido menor devido à presença dos repórteres do Salt Lake Tribune. Vários membros do grupo apontaram para câmeras de segurança brancas em edifícios próximos, dizendo que elas existem para registrar pessoas que frequentam a congregação de Jessop ou se envolvem em atividades barradas pelas autodeclaradas revelações de Jeffs.

O medo entre alguns na reunião de Jessop é que, se forem descobertos adorando com o grupo, eles poderiam se expor à ira da liderança FSUD, significando que eels poderiam perder contato com suas famílias, entre outras punições.

Gratos por um profeta – A reunião dominical não oferece comunhão ou sacramento — ele disse que as famílias tipicamente o fazem em casa —, então quando eles acabam de cantar, ele começa a ler da primeira seção ou capítulo de Doutrina e Convênios, um livro de escrituras usado tanto pela Igreja SUD quanto pela FSUD.

Jessop lê as escrituras numa voz suave. Às vezes, o sistema de som quase falha em levar suas palavras ao fundo da sala meio vazia. Enquanto ele lê, dois adolescentes vestindo botas e jeans estalam elásticos um no outro e sussurram confidencialmente. O leve tilintar de um lápis de cor de uma criança batendo no chão ecoa por toda a sala. Muitos adultos seguem em seus smartphones as leituras de Jessop.

Jessop chama três discursantes durante a reunião. A primeira, Janice Knudson, é uma mulher idosa que começa expressando gratidão gratidão pela amizade da congregação.

"Sei que nossos antepassados pagaram um preço por nós", acrescentou.

A história que Knudson lê descreve um homem que viveu durante a Grande Depressão. Seus familiares não tinham dinheiro para comprar comiga, mas miraculosamente estranhos traziam farinha para eles.

Quando Knudson termina, Jessop chama dois homens para falar. O primeiro, Harold Hom, expressa gratidão "pelo profeta Joseph Smith" e pelos outros membros da congregação.

"Eu apenas espero e oro para que o Pai Celestial esteja satisfeito com meus esforços", acrescenta Holm. "Devo defender a verdade e a honra".

O próximo é Garth Warner, que sentou no palco a vários lugares de distância de Jessop. Ele cita uma passagem do Livro de Mórmon antes de devolver o microfone a Jessop.

Jessop também lê do Livro de Mórmon e anuncia o hino final, "We Thank Thee, O God, for a Prophet".

A canção expressa gratidão a Deus por fornecer alguém para "nos guiar nesses últimos dias" e oferece a promessa de que, "quando as nuvens negras da dificuldade pairar sobre nós", a libertação "está próxima".

Em anos passados, a canção deve ter sido escolhida para refletir a fé em Jeffs. Hoje, no entanto, Jessop diz que a escolheu para celebrar o fundador da Igreja SUD Joseph Smith, o "profeta desta dispensação".

A congregação de Jessop a canta devagar, um piano rítmico acompanha ecoando do canto da sala. Os adultos seguem com hinários desgastados de uma geração anterior. Duas adolescentes usando saias longas correm seus dedos pelas tranças bem puxadas e intrincadas.

Quando a canção termina, a congregação se alinha para cumprimentar Jessop e os outros homens sentados à frente. Então eles se amontoam em suas grandes vãs e vão embora.

As informações são do jornal Salt Lake Tribune.

Nenhum comentário: