segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Poligamia é restabelecida na Líbia

Foto: wordpress.com
A Suprema Corte de Justiça restabeleceu a poligamia, revogando uma parte da lei do matrimônio do governo do Coronel Muammar Gadafi, que proibia aos homens terem mais de uma esposa, segundo relatos da imprensa. Gadafi ficou no poder durante 42 anos e foi assassinado em 2011.

De agora em diante, um homem casado poderá se casar com uma segunda mulher sem o consentimento da primeira e sem a necessidade de uma autorização de um tribunal, segundo o site ansa.it.

O homem tem também de provar perante a justiça que tem os meios financeiros necessários ao sustento de uma família alargada.

A modificação da lei do matrimônio não inclui, contudo, a introdução do "divórcio islâmico", para o qual é necessário o pronunciamento de um tribunal.

Há um ano e meio, o presidente do Conselho Nacional de Transição (opositor a Gadafi durante a guerra civil líbia em 2011), Mustafá Abdel Jalil, assegurou que a Líbia aboliria qualquer norma contrária à lei islâmica.

Vou dar o exemplo da lei do casamento e do divórcio, que proíbe a poligamia. Essa lei contradiz a Sharia", indicou Jalil, em outubro de 2011, poucos dias depois do assassinato de Gadafi nas imediações de Sirte, sua cidade natal.

Com informações das agências internacionais.

Nenhum comentário: