quinta-feira, 2 de maio de 2013

"Religão não faz parte da nossa vida. Religião é a nossa vida"

Pela primeira vez, uma comunidade no Arizona (EUA) onde a poligamia abre suas portas ao National Geographic Channel. A nova série, "Polygamy, USA", estreia na terça-feira, dia 7 de maio.

De fora, Centennial Park, Arizona, parece ser como muitas outras cidadezinhas. Famílias lutam para manter a comida na mesa; filhos e filhas se rebelam contra as regras estritas de seus pais; mulheres lutam contra o ciúmes em seus relacionamentos; e idosos se preocupam com o fato de as novas gerações não respeitarem as tradições do passado. Mas o que torna essa cidade diferente daquilo é que ela é uma comunidade unida de mórmons fundamentalistas que participam abertamente da poligamia, um princípio sagrado de sua fé e uma expressão de sua luta por liberdade religiosa.

Polygamy, USA, que estreia nos EUA na terça-feira, dia 7, no National Geographic Channel, pela primeira vez entra nas vidas diárias de famílias nesta comunidade comprometida sinceramente à sua fé - mesmo que isso signifique violar a lei.

"Por mais de dez anos, o National Geographic Channel tem levado os leitores para dentro da vida de tipos "estranhos", pessoas cujo modo de vida desvia-se do que muitos consideram a norma", disse Alan Eyres, vice-presidente sênior de programação e desenvolvimento do National Geographic Channel. "Mas “But be they preppers or polygamists, they are people, with incredible stories that help us further open a window to the world.”

Esse é um estilo de vida com uma história que remonta a gerações, mas que eles devem proteger não apenas do escrutínio externo, mas também das atitudes em evolução de cada nova geração. Alguns mostram que estão comprometidos ao mudo de vida que lhes foi ensinado, enquanto outros reposicionam as normas com as quais eles cresceram. É um olhar fascinante em um modo de vida que pode ser difícil de entender, enquanto pode também ser surpreendentemente familiar.

Mas o casamento plural é apenas uma parte da história em Polygamy, USA. Desde o início, os espectadores recebem uma visão interna dos rituais desse grupo fundamentalista, incluindo orações matinais, reuniões, serviços dominicais, batismos e funerais.

Os idosos da comunidade empenham-se para assegurar que influências externas do mundo não distraiam a geração mais jovem de manter essas tradições, um desafio imenso dados os olhares curiosos e murmúrios muitas vezes suportados quando eles se aventuram fora da comunidade. Para membros novos e antigos, sacrifícios devem ser feitos e um meio termo deve ser encontrado para que a cidade sobreviva.

A série foca em três diferentes famílias polígamas e um dos jovens solteiros da comunidade:
  • Arthur Hamon é um dos fundadores de Centennial Park. Ele ajudou a construir a cidade 30 anos atrás depoi que ele e outros se separaram de uma comunidade próxima por causa de uma disputa religiosa.
    Arthur agora dirige o programa missionário de Centennial Park, um exército voluntário de homens solteiros e jovens que trabalham para a comunidade. Como líder desse grupo, Arthur procura guiar esses jovens centrá-los antes que se tornem líderes de suas próprias famílias plurais. "Se os garotos decidem, OK, eu não quero fazer parte disso, tudo bem", diz Arthur. "Eles são seus próprios árbitros. Não acreditamos na escravidão". Mas Arthur não consegue evitar ficar incomodado com um jovem que escolheu forjar seu próprio caminho: seu filho, Ezra.
  • Hyrum Burton é um dos missionários de Arthur. Embora para muitos o serviço dure apenas dois anos, Hyrum serviu por quase quatro. Enquanto ele está ansioso para terminar e seguir em frente com o casamento, ele também acredita que deve esperar até que esse tempo serja ordenado por Deus. "Se eu seguir essas regras, sabe, talvez eu possa chegar a um ponto no crescimento do meu caráter onde o Senhor vai me abençoar com uma mulher". Enquanto isso, ele organiza competições esportivas e participa dos eventos sociais da comunidade, esperando para ver se suas interações com jovens mulheres da comunidade vai levar uma delas a selecioná-lo como marido - aqui, sua fé os ensina que Deus diz às mulheres, não aos homens, com quem se casar.
  • Isaiah Thomson, um polígamo de sexta geração com duas jovens esposas e cinco jovens filhos. "Tão cedo quanto me lembro, eu queria viver na fé", diz. Suas esposas Marleen e Becca lidam com o ciúmes entre si, mas verdadeiramente acreditam que estão onde Deus quer que elas estejam. Com tantas bocas para alimentar, Isaiah é muitas vezes forçado a sair por semanas de cada vez para trabalhar, deixando as mulheres sozinhas em casa para cuidar da família. Mas apesar dessas lutas, eles planejam em ter mais filhos e estão ansiosos pela possibilidade de que uma terceira esposa entre para a família.
  • Michael Cawley, como muitos outros, trabalha duro no casamento - acontece que ele tem três esposas e 18 filhos. "As pessoas podem perguntar, é possível amar três esposas ao mesmo tempo?", diz. "Sim, eu consigo amar mais de uma mulher. Genuinamente, verdadeiramente amar". Atualmente ele está mais preocupado com sua filha mais velha, Rose Marie, que atingiu a idade na qual ela pode se casar, mas não recebeu o sinal de Deus. Com encorajamento de seu pai e das três mães, Rose Marie trabalha duro para se preparar para as responsabilidades do casamento, enquanto também ora pelo nome de seu futuro marido.
Para mais informações sobre a série, visite o site www.ngcpr.com ou siga a National Geographic em @NGC_PR.

Com informações da assessoria de imprensa do National Geographic Channel.

Um comentário:

graficworks disse...

Parabéns pelo espaço!! esse assunto me fascina e declaro de todo coração que sei que o princípio é verdadeiro!!
Minha esposa acredita tanto quanto eu, ela recebeu um testemunho e a única coisa que nos impede de vive-lo é que
a nossa fatia da "Restauração" ainda não apoia (creio que unicamente por causa do governo).Sou orgulhoso de ser mórmon e acreditar na família como sendo eterna.Minha esposa e filha são meu bem mais precioso e espero o dia poder estender meu amor e devoção a outras filhas de Deus que assim como minha esposa é tratada como uma rainha com respeito, carinho e total e absoluta fidelidade. Que o Pai Celeste vos abençoe!!